segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Homebrew rotor de antenas

Com um pouco de paciência e criatividade é possível utilizar alguns recursos que antes era difícil de se obter, como neste exemplo, utilizar motor de automatização de portão de garagens.
Quem  hoje em dia não tem um portão automático em sua garagem? São vários fabricantes.
Esses motores, que na verdade você só vai usar a parte do redutor, já vem pronto bastando apenas adaptar um motorzinho , desses de vidro elétrico e pronto!!Vai ter um rotor tão forte quanto se queira virar uma antena yagi pra 40M ou até mesmo 80M!!!
A engrenagem e o eixo sem fim é de modo exagerado para esta finalidade. Deve-se ficar atento aos apoios laterais do eixo sem fim, onde é neste ponto onde irá sofrer a força exercida na antena pelo vento. A velocidade de giro da antena fica em torno de 1 rpm. Antenas menores podem ser mais rápidas. Uma antena pra VHF por exemplo pode ser metade disso.
No meu projeto adaptei também uma esfera no eixo central pra que o peso da antena seja suportado direto nele.
O interessante e fazer com que fique cada vez mais compacto, talvez você não tenha espaço pra instalar lá em cima na torre!!
O controle eletrônico utiliza o velho comparador 741 onde fica extremamente cômodo apontar a antena para quaisquer direções. Uma relação de 1:1,33 na engrenagem de comando e do eixo do rotor foi utilizado, para que uma volta completa de ambos se tenha 270 graus que é o máximo dos potenciômetros. Basta girar o potenciômetro e ficar esperando a antena parar na posição desejada.
Pra quem gosta de reinações e radioamadorismo de montagem, fica a dica.

73Mark.


 Foto da rosca sem fim

Aqui a engrenagem de aço